quinta-feira, 10 de março de 2011

VOLTA ÀS AULAS: PERÍODO DE ADAPTAÇÃO!



        Adaptação escolar é um tempo de novas descobertas e de muitos receios, para filhos e pais. No início do ano letivo e mesmo após um feriado prolongado, como a semana do carnaval, a criança sente a falta da rotina e das pessoas com as quais ela esta acostumada em casa. Confira os medos mais comuns das crianças na educação infantil e saiba como lidar com eles.


‘Você vem me buscar?’
O principal medo da criança é de ser abandonada pelos pais. Quando ela está na escola nova, esse receio se torna constante. Ela está em um espaço que não conhece, com gente estranha. Para agravar, ainda tem pouca noção de tempo. Não sabe quando vai voltar para casa. As escolas tentam acalmar as crianças ensinando a rotina com desenhos, hora do lanche, de brincar e de ir embora. Em casa, vocês também podem ajudar relembrando a rotina.

‘Mamãe, quero ficar com você!’
Uma grande aflição das crianças, o momento da separação costuma ser tenso. O filho chora ou, muitas vezes, pergunta se a mãe pode ficar mais um pouquinho. ‘Normalmente é a primeira vez que a criança ficará sozinha sem ninguém de referência da família e acaba chorando pelo medo que essa separação provoca’. Para aliviar a tensão, faça “combinados” e cumpra para dar mais segurança à criança (e a você). Não se atrase, não minta para o seu filho.  Ao sair, diga a verdade; diga que você vai trabalhar (por exemplo) e que você volta para buscá-lo. Também ajuda conversar em casa com a criança e contar que sua professora vai protegê-la quando a mamãe não estiver por perto.



‘Quero meu brinquedo!’
Levar brinquedos ou objetos preferidos é uma prática comum e bem aceita pela maioria das escolas. Na adaptação, a criança precisa ter mamadeira, chupeta ou brinquedo preferido porque são objetos familiares, representam a “casa” para ela e também cria um elo entre a escola e a casa, ligação necessária para o sucesso da adaptação. É comum algumas crianças que não levam os objetos ficarem o tempo todo com a mochila nas costas sem querer pendurar no cabide. Aos poucos, escola e pais devem incentivar a criança a deixar o objeto de início na mochila, no armário e até que por fim em casa, porque é necessário que os pequenos consigam conviver, brincar, comer sem depender desses objetos.

E as crianças que estudam, o que fazer?
Durante as férias, as crianças mudam de ritmo, acordam mais tarde, fazem as refeições fora de hora. Agora, com a volta às aulas, elas precisam se adaptar à rotina. Para evitar problemas com o rendimento escolar e o aumento da ansiedade, o ideal é começar a prepará-las na última semana de descanso. Não basta estabelecer horários, é preciso motivá-las. Converse sobre o aprendizado que vai ter ao longo do ano para que a criança saiba que é uma coisa boa e não veja a escola como algo chato. 

Para saber mais...

         

Nenhum comentário:

Postar um comentário